A educação financeira (pessoal e empresarial) vai muito além de poupar ou cortar custos. Saber fazer um planejamento financeiro adequado, controlar gastos e conhecer os passos para quitar dívidas, caso elas apareçam, é também uma forma de viver bem, independentemente das condições do momento.

Mas, a prática mostra que manter a saúde financeira em dia é difícil. De acordo com o SEBRAE, 90% das novas empresas não passam do 2º ano de sobrevivência. As que conseguem alcançar este período e não controlam as finanças, fecham as portas em até 5 anos após a sua abertura.

Convém salientar que o ano de 2020 está sendo atípico. Porém as pessoas e os empresários têm uma visão equivocada do que é o endividamento. Segundo destaca José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil, “Toda a compra parcelada é caracterizada como dívida, até o momento em que for quitada. Essa confusão “torna os indivíduos e as empresas mais vulneráveis à inadimplência”.

Para ajudar a ficar fora das estatísticas e dar a volta por cima no seu negócio, a RDA Soluções Corporativas lista 3 passos para quitar ou eliminar dívidas.

 

Coloque no papel ou contrate uma ferramenta 

A primeira tarefa para deixar as contas em dia é saber como seu dinheiro está sendo usado. Quando você entende qual é o total da sua receita e quais são os gastos, pode separá-los por prioridades. Assim consegue ver exatamente o que pode ser cortado e se a empresa está gerando lucro ou prejuízo. Para começar, utilize uma ferramenta financeira que lhe dê relatórios atualizados de todas as compras feitas no mês e também de toda a receita auferida pela empresa. Faça a gestão do seu estoque a se a sua precificação está correta perante o mercado. Fazer previsões de recebimento e do contas a pagar é uma excelente maneira de eliminar dívidas.

 

Tenha um bom contador

Um bom profissional cuidando das finanças da sua empresa lhe dará tranquilidade para fidelizar e conquistar mais clientes, além de poder oferecer um produto ou serviço diferenciado.

A RDA Soluções corporativas possui uma gama de profissionais qualificados e consultores que lhe dão suporte em todas as rotinas da sua empresa. Oferecemos o serviço de Terceirização financeira (BPO Financeiro), Revisão e Recuperação Tributária, Contabilidade Consultiva e Gerencial além da Contabilidade Digital.

Todos esses serviços para fazer sua empresa prosperar e gerar informações relevantes para você focar na tomada de decisão.

 

Abasteça um fundo de emergência

Assim que as contas estiverem em dia, é hora de colocar em prática o último dos 3 passos para eliminar dívidas: planejar para não passar mais apertos no futuro. Guardar uma quantia mensal é uma forma de se precaver de imprevistos, como esta pandemia da COVID-19.

Quando você tem o hábito de ter um gasto muito maior do que a receita, fica sujeito a entrar em dívidas caso ocorra qualquer variável no orçamento. O ideal é ajudar os hábitos de consumo para ter uma reserva de segurança.

Provisionar 13º salário, FGTS e férias da equipe, projetar os custos de uma possível alteração de regime tributário além de uma possível redução de receitas fará com que você planeje o financeiro da sua empresa e consiga incluir o hábito de reservar valores para o fundo de emergência.

 

Fonte: RDA Soluções Corporativas

Instagram – @rdasolucoescorporativas